Nossa História

A E. E. Artur Sabóia, foi inaugurada no dia 24/08/1956. Muitos professores, muitos alunos já passaram por aqui. Caso você conheça alguém que já estudou na E. E. Artur Sabóia, por favor, peça para que enviem fotos, estamos resgatando nossa história.

Este slideshow necessita de JavaScript.

QUEM FOI ARTHUR SABOYA

Arthur Saboya

Você que é aluno ou ex-aluno da E. E. Artur Sabóia, sabe quem foi o patrono da sua escola?

Arthur Saboya nasceu na cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1875.

Estudou no Colégio Marinoni e formou-se engenheiro civil pela Escola Politécnica de São Paulo.

Foi Diretor de obras e Viação da Prefeitura Municipal de São Paulo e membro do Instituto de Engenharia e do Instituto Paulista de Arquitetos, também foi nomeado prefeito municipal por duas vezes.

Estudioso dos problemas relacionados com o desenvolvimento da cidade e conhecedor da ciência administrativa, compreendeu a necessidade de disciplinar o trabalho das construções por meio de normas que enfeichou num volume, o “Código Arthur Saboya”, oficialmente adotado pela administração municipal.

Ele foi Prefeito no período de 03/10/1932 à 28/12/1932 e de 02/04/1933 à 22/05/1933. Como prefeito, promoveu a construção de piscinas públicas para menores, intensificou os trabalho de construção do Parque do Ibirapuera, deu impulso às obras da Av. São João e municipalizou a guarda municipal.

Essa carta, foi enviada pela neta de Arthur Saboya, no aniversário de 40 anos da escola.

Esse é o decreto de denominação, quando passamos a chamar “Grupo Escolar Artur Sabóia”, antigamente era “Grupo Escolar Vila Vera”

Você possui mais alguma informação sobre sua escola, ou sobre Arthur Saboya? Pode ser um link, fotos, ou até o depoimento de alguém que já estudou aqui.

Participem!!! artur_saboia@hotmail.com

216 comentários sobre “Nossa História

  1. Estudei nesta escola entre 1991 e 1993. Muitas saudades desse tempo. Ainda lembro de algunos professores, o prof. Luiz de educação física, o prof Altevir , prof. Cidinha de matemática e muitos outros. Tempinho bom.

  2. Oi arthur saboia gostaria de saber se vcs conseguem entrar em contato com a tia rosangela da pirua e ver se ela tem Facebook estou morrendo de saudades dela gostaria de rever ela por favor

  3. Estudei Nesse otimo colegio adorava a prof Jussara , Dna Ana! Enfim tds! Feliz em reencontrar pessoas da epoca! Adicionem Fabio Ribeiro Freire! epoca 1993 a 1996.

  4. Meu nome é Juliana Matos, estudei no colégio desde 1990 , no 1° ano com a professora Lourdes, 2° Lourdes também, o 3° com a Professora Ana Luisa (faleceu em 1992) ,o 4° com a incrível professora Jussara , no 5° ano me lembro da professora Silvia de matemática, de Historia era uma professora muitoo brava (não me lembro o nome dela),português era o professor Altevir, e lembro também do professor Luiz de Educação Física. Lembro muito bem da dona Julia e sua cachorrinha Laica…nos morríamos de medo dela.kkkkk . Lembro da dona Ana também.
    Foi uma fase incrível, adorava estudar nesta escola , ate que houveram mudanças e na 7° serie tivemos que mudar e eu fui pra o Raul Cardoso, a realidade era bem diferente.
    Gostaria muito de re encontrar a turma da minha época !

  5. Olá,meu nome é Marcia ,t enho meu filho de 10 aos que atualmente estuda na escola e eu estudei no Artur Sabóia entre os anos de 1976 e 1984.Me lembro bem da dona Nina e do Sr. Claudio da cantina, das professoras dona Nilde e dona Gladys…
    Sábado passado (27/06/2015) estive na festa da família e voltei pelo menos ns 35 anos no tempo, que delícia…
    Tenho saudades de muitas amigas ( Caren,Rosana, Vânia,Regina… entre outras tantas…)e caso alguém tenha contato ,por gentileza me avisar:
    marcia_alves_2@hotmail.com

    • Oi Márcia, fiquei emocionada quando li seu post, estudei lá em 1975, lembro muito bem de cada cantinho da escola, da dona Nina, que cuidava de todos como filhos, seu Cláudio que além de trabalhar no colégio, também tinha uma sapataria no Moinho Velho, na casa deles.
      Minha professora do primeiro ano foi a Lindalva, depois Dona Irene( uma japonesinha maravilhosa), depois dona Elma e a última Gladys. Nossa passou um filme agora.
      Se alguém dessa época ler minha mensagem e que tenha estudado comigo faça contato.
      Face Cássia Crispim.

  6. Professora , estou morrendo de saudade de vocês todos !!!❤❤❤
    Logo logo vou ai fazer uma visita para vocês

  7. Prezados Professores, gostaria de saber se foi dessa Escola que assisti um documentário na TV este final de semana, TV Cultura, sobre o modelo de ensino implantado, onde o aluno estuda cada matéria em salas diferentes, dependendo do seu grau de conhecimento?

  8. OI DANI ESTOU GOSTANDO DA MINHA ESCOLA BOM NO PRIMERO DIA VOI ESTRANHO MAS NOS OUTROS DIAS BOM E FOI BON TANBEN MAIS A MELHOR ESCOLA QUE EU TENHO E ESA EE ARTUR SABOIA VEJO TODOS OS DIAS A TIA FATIMA E A TIA ALINI PASSANDO PELO O MEU PREDIO COM OS MEUS AMIGOS E AMIGAS EU CHORO MAI VARIAS PESSOAS DISEM PARA MIN CEJA FORTE E EU FALO VOU TENTAR.
    UM BEICHAO PRA VOCE E TODOS QUE LER ESTE COMENTARIO

  9. oi sou a karina estudei ai durante 3 anos da 2 série até a 4 série na época so ia até a 4 série hoje estou com 19 anos e ja terminei o colegial lembro de muitos momentos q passei no arthur se eu nao me engano a professora ana paula ela me dava aula lembro q a minha tia de piruá era a Rosangela nao sei se ela continua trabalhando de pirueira ai queria saber se voces tem fotos dos anos de 2004,2005,2006 e 2007 nao me lembro muito em que ano entrei no arthur mais sem q participei de muitas festa de dia das mães festa junina, e de Proerd qu tinha na epoca q estudei queria q se vcs tiverem fotos desses anos pra ver se pode ser q eu esteja em alguma delas ou reconhecer algum dos amigos q eu fiz na epoca bjs por favor se tiver posta por aki ou pelo email bjs.

  10. oi dani bon parese que eu fiquei muitos anos sen ver voceis todos bom dani quando a prof
    daires jequar vali para ela que estol con saodades dela e pra erica e para a prof de ed fisica e para os alunos que eu estudei por vavor um beijao thiao

  11. Olá profs. e alunos(as)! Á um ano estudei aí. Bons tempos.
    Hoje estou com 9 anos e sinto muitas saudades das professoras:Beatriz, Daires, Daniela, Lilian e pricipalmente prof. Débora, que me ajudaram por 2 anos de vida!
    Também sinto saudades dos alunos: Ana Luiza Nogueira Rafachino, Pedro Lopes e Christin Sandy de Oliveira…
    Me corta o coração lembrar de vocês, pois é a saudade…
    Um grande beijo no coração de vocês e boa sorte nas provas!

  12. oi dani ja estol com saldades de voce e de toto mundo bon nao paro de chorar e falar pra min mesmo porque que eu fis tantas coisas erradas nesta escola bom e iso quero que vali prara os alunos que irei sintir falta mundo deles e das professora ainda mais da daires e da erica mais iscuti senpre cabera aci dendro do meu corasao voceis a iscola que me despertol a min
    um beijao e adeus

  13. Dani já estol com saldades eu não paro de morar e fala pra min mesmo porque. Que eu FIS tantas coisas erradas nesta escola só sei que. Ten sempre um lugarsinho sobrando aqui dendro do meu corasao prata todos vocais como falei eu amo todos vocais

  14. eu estudei na escola agrupadas de vila vera até 16/12/1967
    não tenho fotos, mas nessa época, a diretora era MARIA CORREA TOZELLO, que por sinal é minha prima, , mas o prédio não existe mais infelizmente, eu também estou tentando montar um álbum com fotos antigas, caso vocês tenham alguma do local na época, agradeceria.

    • Oi, Sandra, tudo bem?
      As fotos que temos, são essas q estão na página Nossa História, estamos tentando recuperar imagens, contando com os ex-alunos, mas está difícil.
      Qdo quiser visitar a escola, fique a vontade.
      Profª Dani

  15. oi dani estou um polco triste porce o putro ano nao vol poder estar com voce e com meus amigos bom vol sentir saldades de voce e de suas ideias maravilhosas
    e como voce e jentil co migo eu nunca pnsei que istaria escrevendo iso agora pra vose bom um beijo e muitAS VELISIDADES ADEUS

  16. dani o meu primo pode ir na minha escola porfavor vali com a diretora assinado bruno

  17. Saudade das professoras Beth Gonçalves e Beth Zilochi, quase 20 anos depois ainda lembro dos tempos que passei nessa escola. Gostaria muito de ver as responsáveis pelo meu aprendizado. Vou coletar as fotos da época e envio para vocês.

  18. OLA EU DENIS MORAES ESTUDEI COM ESTA ATRIZ NESTA ESCOLA VALE COLACAR
    TAMBÉM NESTA BELA COLETANIA NOSTALGICA DE UM BOM TEMPO.Elisa D’Agostino…. Ana Maria (Pingo de Gente)
    Zanoni Ferrite…. João
    Célia Helena…. Marta
    Célia Coutinho…. Laura
    Ademir Rocha…. Gininho
    Célia Olga…. Sofia
    Adriano Stuart
    Amélia Seyssel
    Assunta Mantelli
    Carminha Brandão
    Edmundo Lopes
    Eduardo Abbas
    Eliana de Cássia
    Linda Gay
    Marcelino Buru
    Néa Simões
    Rodolfo Mayer
    Sebastião Campos
    Wilma de Aguiar
    Curiosidades[editar]

    Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
    Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
    Mais uma telenovela que explora o filão de “criança abandonada”, a exemplo de A pequena órfã (TV Excelsior, 1968/1969), Sozinho no mundo (TV Tupi, 1968), Tilim (Record, 1970) e Ricardinho: sou criança, quero viver (Rede Bandeirantes, 1968).
    Se não fosse o ótimo desempenho do ator Zanoni Ferrite, a novela teria passado 100% em branco.
    Talvez teria passado em branco no Brasil, mas, em 1977, após uma reprise desta novelinha infantil, um produtor mexicano de passagem pelo Brasil viu e amou a historinha. No ano seguinte, 1978, esta novela era adaptada pela mexicana Televisa S. A., como “Gotita de Gente”. Exibida aos sábados, foi um estrondoso sucesso naquele país, inclusive revelando Liliana Abud, que começou nesta novela como a menininha órfã e hoje é a mais respeitada autora de telenovelas no México.
    A novela foi um sucesso indescritível, e ganhou um remake em 1998, que se chamava Gotita de Amor e foi exibido no Brasil em 2001 às 19h pelo SBT.
    Ligações externas

  19. Em um momento de nostalgia coloquei o nome da escola no google, queria achar alguma foto antiga e para minha surpresa achei o site. Estudei no Artur Sabóia de 1990 até 1995, na época tive que sair devido uma mudança feita pelo governo.
    Muita saudade daquela época. Nunca esqueci os anos que vivi nessa escola. Lembro da minha primeira professora, professora Lourdes. Lembro da Dona Júlia e da Dona Ana que cuidavam da escola e faziam a merenda. Há muitos anos moro em São Bernardo do Campo, mas todas as vezes que passo na vergueiro tenho que olhar para a escola. Estudei em outras escolas, fiz faculdade, mas nunca esqueci do Artur Sabóia.

    • Olá, Francisco Wagner, fico feliz q tenha achado nosso site, espero que consiga matar um pouquinho da saudade. A Dona Ana ainda mora lá na escola. Fique a vontade para passar visitar a escola quando quiser. E caso tenha fotos de quando estudou, por favor nos envie, para colocarmos na página Nossa História. Basta enviar para artur_saboia@hotmail.com

      Profª Dani

      • Estudei no Arthur nos meados dos anos 90, tenho saudade das professoras Elisabeth Gonçalves e Elisabeth Zilochi, elas ainda atuam na escola? Seria muito bom reencontrá-las depois de quase 20 anos.

  20. ola meu nome é Denis Moraes sou jornalista de moda e irei fazer uma visita, estudei nesta escola em
    1972 gostaria de estar encontrando amigos da epoca.
    Fiquei estremamente emocionado ao ver este blog do colegio.
    Parabéns pela iniciativa , nao sei como expressar meus mais. alegres sentimentos.

    • Oi, Denis, a escola está de portas abertas para que venha nos visitar. Fico feliz que tenha se emocionado, afinal, você faz parte dessa história. Seria muito legal se conseguíssemos fazer um encontro de ex-alunos.

      Profª Dani

      • Com muito prazer, aps a pascoa estareia ai, e aproveito o momento para lhes desejar Boa pascoa

      • Boa Páscoa para vc tb. Mostrei seu comentário para minha diretora, estamos pensando como poderíamos fazer um encontro de ex-alunos.

        Até😉

        Profª Dani

      • Para me conhecer melhor por gentileza coloca no google Denis Moraes moda imagens e depois web, assim ficaremos bem intimos qdo eu ai chegar, tenho uma linda estoria, viajei o mundo acho que vai dar um livro

  21. Sou ex-aluna do Grupo Escolar Arthur Saboia, formada em 1963. Muitas saudades dessa época e da escola!!! Numa mudança de residência, perdi meu diploma do primário. Teria como me enviarem uma segunda via?
    Grata,
    Sueli Henares Valentini

  22. Boa tarde,

    Me chamo vladimir viscuzo madureira e estudei no Artur Saboia na decada de 70, vou tentar achar alguma foto para enviar. Minha familia e eu moravamos de frente para a escola onde é hoje um condomínio. Meus pais, minha irmã e eu moravamos na casa de esquina de frente para a escola ao lado de uma borracharia. Minhas outras duas tias moravam em duas casas para baixo da minha. Veio então a proposta de uma contrutora que queria construiur um condomínio. Minha mãe e suas irmãs então venderam toda área, fizeram a partilha e cada família comprou sua casa. Foi quando fomos morar em SBC. Atras da escola tinha o berçário de plantas e flores da prefeitura onde haviam vários pés de frutas como amora e pitanga.Na rua ao lado da escola na avenida que dá acesso a Via Anchieta era um terreno onde jogavamos futebol. Infelizmente não lembro do nome da minha professora mas vou tentar achar algumas fotos e mando pra vocês.

    Muitas Saudades dessa época!!!!

  23. Professora Dani , professora Ana Lucia , professora Patricia e todos da escola agradeço por nos ajudar tanto com a nossa formatura , vou sentir muitas saudades de todos voces quando sair da escola , estou gostando muito das idéias para a formatura

  24. prof dani vc é 10 prof ana lucia tambem quando eu for para a 5 serie pena q vou sair da escola mas vou sentir muitas saudades por que sei q vou me separaar de muitos amigos bom um grande abraço e um beijo para vc prof dani

    • Obrigada pelo carinho, querido. Pode ter certeza q todos vcs deixarão muita saudade. Nossa escola estará sempre de portas abertas para vocês. Amanhã estou de volta, e começam nossos ensaios para a festa de encerramento😉

  25. Amo essa escola .. tenho ótimas lembranças.. Lembro de uma professora excelente que tive, alias duas .. a DAIRES e a ANA PAULA .. Gostaria muito ter informações delas .. pois tenho saudades ..

    Um abraço!!!

  26. Estou muito contente por ainda estar aqui com vcs mas estou muito triste porque sei que o ano que vem nao estarei qui para canheser novos amigo(a)s mas quando tudo acabar eu estarei aqui para disser a deus S2 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    mais tem uma pessoua que vou sentir falta prof DANE

  27. prof dani acho vc uma prof boa ea escola toda acha isso um beijo gustavo henrique

  28. nossa tenho muitas saudades dessa escola!!!! lembra minha infacia affz… queria muito rever o pessoal estudei ai até a 5 serie. queria saber da professora claudia da minha epoca???

    • Oi Juju, sou eu a Larissa Gregório. Faz muito tempo que eu não vejo o Arthur Sabóia. Eu sai da Escola faz 2 anos. Por favor mande um Beijo para todos dai.

  29. Estou morendo de saudades dessa escola pena que eu sai do raul cardosso pedi minha transferencia e estou estudando no alcantara machado essa escola vai muitas deixa saudades.

  30. É muito bom ficar sabendo das coisas que aconteceram na nossa escola ,pois quando a gente crescer vamos olhar para essas fotos e lembrar de momentos legais.

  31. mais um ano ta passando eu vou embora a inda bem q ainda tem amanha i amanha é um ultimo dia q eu vou pisar lá então na ultima música quando eu estive cantando quando acabar eu vou esta la só pra dizer adeus

  32. um ano se passou e a saudade da fica eu sempre vo me lembra q um eu participei dessa historia e ainda to participano artur saboia vai deixa saudades 😦 rsrs

  33. Vocês sempre farão parte da história do Artur Sabóia, e também da minha.
    Fico muito feliz por ter participado um pouquinho da vida de vocês.
    Mas o ano ainda não acabou, vamos estudar, pra não termos problemas depois…rs.
    Bjão
    Profª Dani

  34. eu gostei muito de esperoi a historia da escola por que fala sobre muitas coisas e eu gotei tanbem por que eu faço parte dessa escola e ai eu me sinto muito bem por iso.

  35. Nossa eu adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii as fotos muito legal tem a nossa professora a ana lucia a beth todo mundo que a gente conhece e que não conhece beijos Beatriz

  36. é engrivel como como e escola mudou bem gosto muito de estudar aqui e ñ quero sair mais fazer o que neh hahaha bjos

  37. amei a historia de nossa escola e tenho muito orgulho de estudar nela pois a minha mãe e meu tiu tambem estudaram la, agora ja sei a linda historia de nossa escola agradeço atodos que coperam com a escola para esta linda historia continuar e continuar ate agente sair da escola e depois que sairmos da escola a historia continue e continue

    com muito amor : Esther .L . S.

  38. oi eu sou jesica e adorei as fotos de sua historia antigamente o meu pai e a minha tia ja estudaram aqui
    amai quando eles contaram para mim essa historia

  39. Que bom que a historia da e. e. atur sabóia não acabou e eu gosto de estudar aqui

  40. Nossa como é bom saber que agente esta na escola construindo a historia dela pois ela não acabou e tenho certeza que não vai acabar tao sedo pois fico triste de pensar que o ano esta acabando e eu vou sair da escola . fico pensando também como passou rápido 4 anos em uma escola maravilhosa
    JULIA QUARTA A

  41. muito legal poder conhecer a historia da escola “Artur Sabóia” e é bom também poder fazer parte desta historia agraeço a profa Dani por nos da essaopotunidade de conhecer a escola obrigada memso bjo Victoria jockeline 4 serie A
    profa ana lucia

  42. Dani
    Fico olhando as fotos mais antigas com muitas saudades destes alunos que passaram por nossa escola. Quero que todos saibam que são muito queridos e importantes na minha vida. Aprendemos muito juntos. Bjs para todos.
    Parabéns a você também, estou adorando o blog
    Bjão
    Ana Lúcia

    • Ana, querida, com certeza todos os alunos q passaram por suas mãos e que você preparou tão bem, tb sentem muito sua falta, e sabem o qto são importantes para vc.
      Parabéns para todas nós!!!
      Bjão

  43. Oi !
    Meu Nome é Giovane . Definitivamente Essa Escola Deixa Saudades, De Suas Festas ,Danças, Ótimos Professores ,etc..
    Só Gostaria De Saber O Que Vocês Tem da 4ª Série Do Ano De 2009 Bom Realmente Morro De Saudades De Tds ! Aliás Vcs Fizeram Minha Infância Melhor !!
    Obrigado A Tds !!

    • Oi Giovane, se vc é de 2009, provavelmente me conhece (Profª Dani). Se vc olhar nos posts anteriores, há várias fotos e vídeos das festas q participei (Mães e Brasileira.
      Obrigada a vc, por nos deixar fazer parte da sua vida.
      Bjão!!!

  44. eu gosto muito dessa escola por que ela nos da muitas oportunidades pra gente aprender a cada dia mais espero que ela continui a siim de uma aluna satisfeita gabriely

  45. Dani,
    Parabéns e obrigada por nos fazer conhecidos, artursaboienses. Fico orgulhosa por fazer parte desta história. Ainda temos muito a mostrar e mostraremos, graças a sua informática competência. Bjs.
    Sônia.

    • Sônia, querida, sem o apoio de vocês, eu não conseguiria fazer nada disso.
      Obrigada por aturarem minhas intromissões, para fotos, vídeos, dancinhas….hahahahahahahaha.
      Tenho muito orgulho de trabalhar com vcs.
      Bjão!!!

Deixe seu comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s