PASSEIO SERRA DA CANTAREIRA / ENSAIOS


Bom Dia

Os alunos do 3º e 4º ano A, foram até a Serra da Cantareira, hoje. Saíram agora a pouco aqui da escola.

Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira é uma Unidade de Conservação criada através do Decreto nº 41.626/63. Possuindo 7.916,52 ha., abrange parte dos municípios de São Paulo, Caieiras, Mairiporã e Guarulhos. Trata-se de um grande fragmento de Mata Atlântica que abriga diversas espécies de fauna e flora, além de mananciais d’água de excelente qualidade.

A área do Parque foi tombada no final do século passado como forma de garantir o abastecimento da cidade de São Paulo, através das Represas do Engordador, Barrocada e Cabuçu. Sua conservação garante a preservação dos atributos naturais desta região.

Núcleo Cabuçu

Este é o quarto e último núcleo do Parque, onde ainda há uma área que preserva parte da floresta nativa e vários animais.É resultado de uma importante parceria entre o Instituto Florestal, o SAAE (Serviço Autônomo de Abastecimento de Guarulhos) e Secretaria do Meio Ambiente do Município de Guarulhos.Recentemente este núcleo foi revitalizado, e o projeto auxilia na proteção dos mananciais e na preservação da maior floresta nativa da região.

Assim como outras glebas que hoje formam o parque, boa parte da Bacia do Cabuçu foi desapropriada para compor a área a ser protegida pelos mananciais de abastecimento, em 1904 foi construída a barragem, ficando conhecida como Represa do Cabuçu funcionou por mais de 60 anos, sendo desativada quando entrou em operação o atual sistema Cantareira.

Em 1999, foram iniciados os estudos para reativação do uso da barragem, desta vez para contribuir no abastecimento de parte do município de Guarulhos, área de intenso aumento de ocupação nos últimos anos. Como a área foi decretada como parque em 1963, há a necessidade de desenvolver diversas ações para que os objetivos tanto do parque como do abastecimento sejam alcançados.

Um importante trabalho de conscientização está sendo elaborado para que a população local entenda que não é possível brincar na área da barragem por motivo de segurança, pois qualquer pessoa poderá ser “sugada” pelas bombas do reservatório. Por outro lado, um grande problema da comunidade será resolvido, pois o rodízio de um dia com água para dois sem, deixará de existir.

O Núcleo Cabuçu conta ainda com anfiteatro, centro de visitantes, áreas de piquenique, playground e trilhas de interpretação da natureza, onde há monitores para ministrar palestras e acompanhar os visitantes por todo o parque.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Estamos começando os ensaios para nossa 1ª Festa Regional, na segunda feira, iremos enviar o bilhete com a roupa dos alunos. Também nessa segunda, a equipe da GETA, estará aqui na escola, fotografando nossos alunos, sem compromisso algum. Para isso, é necessário assinar a autorização, já enviada pelos alunos. Não é necessário enviar qualquer dinheiro antecipadamente. As fotos serão enviadas para os pais, que decidirão se querem ou não ficar com elas, assim como, estampá-las em almofadas, fazer uma foto maior, canecas…caso não queiram, é só devolver as fotos, sem custo algum. No dia da nossa 1ª Festa Regional, a equipe da GETA, também montará um estúdio, para quem quiser tirar foto com toda a família.

Aproveitem bem o feriado 😉

Profª Dani

Anúncios

Deixe seu comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s